quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Deus e seu Propósitos na Vida de um Jovem!



Texto-base: Gênesis 37

A mensagem retrata um pouco da vida de José. Fala de suas características e das obras de Deus realizadas em sua vida.

1ª característica – José era um jovem de 17 anos – Deus tem chamado jovens para fazerem parte de uma geração revolucionária. Uma geração que faça a diferença no mundo afora; que leve a mensagem do Senhor aonde for; que tenha intimidade e comunhão com Ele 24 horas por dia. São jovens que precisam ser realmente escolhidos e separados por Deus para realizarem Sua obra. O melhor exemplo bíblico que se pode citar de um jovem escolhido por Deus para fazer a diferença é o de Davi: Davi em tenra idade servia ao Senhor. Mas, é necessário que estes jovens estejam disponíveis e sujeitos ao chamado de Deus. Ele tem grandes planos para a juventude de hoje. Ele quer levantar verdadeiros adoradores, ministradores da Palavra, levitas, líderes de multidões.

2ª característica – José tinha sonhos – Quantos possuem sonhos aqui? Um segredo: não conte seus sonhos a muitas pessoas, ele pode acabar sendo roubado e o que vai restar pra você? O melhor é que seus sonhos fiquem só entre você e Deus (quem os realiza?), porque assim nem o adversário o saberá para tentar atrapalhar. José contava seus sonhos aos seus próprios irmãos e isso, causava maior contenda entre eles. Uma das maiores artimanhas do Inimigo para querer nos derrubar é acabar com os sonhos que Deus colocou em nossos corações, mas isso jamais vai acontecer. Ele pode até conseguir “enterrar” alguns (por falha nossa em não confiar em Deus), mas não pode esquecer que quando somos fiéis, os planos e os sonhos de Deus para nós jamais vão ser frustrados. É bom lembrá-lo disso!!!

3ª característica – José soube esperar e não murmurou – Até o momento em que José tornara-se governador do Egito, já havia se passado 17 anos. Por todo esse tempo, José esperou a providência do Senhor na sua vida. Em tudo o que ele fazia colocava Deus à sua frente. E é o que devemos fazer. Devemos colocar o Senhor à frente das mínimas coisas que fizermos: se formos tomar banho, cozinhar, estudar..., pois o Inimigo não está de brincadeira e onde houver uma brecha ele vai querer entrar. Exemplos bíblicos de pessoas que foram pacientes: Abraão esperou mais de 20 anos para gerar Isaque; A mulher com o fluxo de sangue esperou 12 anos para ser curada.

O relógio da providência divina não falha. Se você ainda não recebeu o que você tem pedido ou o seu sonho ainda não foi realizado, ainda há algo em sua vida que Deus precisa trabalhar; alguma área da sua vida ainda precisa ser moldada. Quem sabe a murmuração. Essa é uma das principais causas que têm impedido o agir de Deus na vida de seus filhos. É como que se houvesse uma fila: A fila da entrega da bênção. Vamos supor que eu seja a próxima a receber a bênção que eu tanto espero; e em meio às lutas eu começo a murmurar, a questionar o porquê de estar passando aquela dificuldade, a perguntar se Deus não está comigo, se Ele não está vendo o que eu estou passando. E é nesse exato momento, em que volto para o final da fila. E assim, vou esperar mais e mais enquanto não aprender a ficar de boca fechada enquanto Deus trabalha. O melhor é entregar nas mãos do nosso Paizinho Querido. Diga ao seu irmão ao lado: Cala a boca, meu irmão!! Quando não der mais pra agüentar e você tiver aquela vontade de reclamar da vida, louve. O segredo da vitória é louvar, louvar enquanto espera.

Conclusão:

O tema central em todo o relato da vida de José consiste na demonstração da soberania divina. José passou por grandes adversidades sem saber o que ia acontecer-lhe, mas em sua mente estava apenas uma coisa: O Senhor Todo-Poderoso estava com ele e não importava o que acontecesse as promessas de Deus seriam cumpridas em sua vida. Foi necessário que José passasse por lutas, para que fosse aprovado por Deus, experimentasse pra providência divina e para que seu sonho fosse realizado.

Deus que restaurar sonhos que foram perdidos no meio caminho. Ele quer restituir tudo o que o Inimigo roubou de você e te dar em dobro. Também quer renovar promessas que foram esquecidas, planos que foram desfeitos. Basta você crer que é um vencedor e acreditar na Providência de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ler o seu comentário...

Postar um comentário